terça-feira, 13 de agosto de 2013

Porosidade do cabelo -Receitinha para eliminar

Oi!

Como vai você?
Eu ia fazer um tutorial sobre como sair do vermelho pro azul...Ai enrolei um monte, esqueci de revisar as fotos e vi que estavam bem ruins. Mesmo, eram assim, semi-não-editáveis.
E como nem uso photoshop e tals, não valia a pena.

Agora ele voltou pro azul (não teve maiores dificuldades, só fiz descolorir) e estou ainda no processo de editar as fotos, mas...Sim, estou enrolada. Admito.
Para não ficar tão em falta com as atualizações irei compensar um pouquinho falando de tratamentos, já que tanto me perguntam e tem informações novas que podem ajudar um monte os mais desesperados.

O que fazer com cabelos porosos?
Primeiro, identificar o que vem a ser a porosidade em si. Sabe quando a cor não fixa, não importa o quanto você retoque? Quando está sem brilho e demora um monte pra secar?
Em termos didáticos e resumidos, porosidade é quando você abre as escamas do cabelo e não fecha, sendo este por processos químicos em geral ou desgaste da fibra.

Aqui pra gente seria basicamente no caso da pós descoloração ou da tintura, se o cabelo não estiver em tão boas condições pra passar por uma mudança ou não tiver as escamas fechadas.

Então...Aconteceu. Pronto, a cor não fixa de jeito algum, demora horas pra secar e quando é natural dá rancor porque fica todo zoado MESMO logo após uma hidratação ou nutrição. E agora?

Após identificar, corra para o mercado/farmacia/cozinha mais próxima e cate os seguintes ingredientes:

-Azeite
-Mel
-Um creme que tenha ceramidas na formula (Bioextratus de Tutano, Elseve reparação 5)
-Vinagre

É quase uma salada, mas vamos relembrar um pouquinho de Quimica? O azeite é extremamente nutritivo e usado para umectação (ou seja, repõe lipídios). O mel é ceramidas pura, é o que vai garantir que seu cronograma/tratamentos fixem e façam algum efeito a curto prazo nos fios. O creme é o cosmético que vai te dar a maciez e ajudar a eliminar a porosidade, é um cimento pra ceramida. E o vinagre tem o ph ácido e fecha as escamas.

Só que, há uma lógica na receitinha: não adianta repor nutrientes sem agua. E não adianta ter agua, ter nutrientes e o fio estar aberto e sem estrutura para aceita-los.
Por tanto, vamos passo a passo.

Eu prefiro acreditar que a essas alturas você já tentou de tudo e anda em dia com a rotina de cuidados. Se não for o caso antes desse "truque" faço uma (ou duas, dependendo do estado) hidratação e espere pra colocar em prática o post de hoje na próxima etapa, dai você pode recomeçar do zero o cronograma e fica tudo certo.

Se seu cabelo esta recem-tingido, melhor ainda, isso aqui vai segurar um monte a cor. E se ele estiver descolorido e você planejar colocar alguma cor nele, faça antes. O truque dessa receita é deixar seu cabelo pronto, afinal você irá selar, então teoricamente não faria sentido usar essa receita e ainda descolorir/fazer progressiva ou afins nele. Certo?


Com os cabelos limpos e sem condicionador, passe o azeite.
Pode estar com outra mascara? Então, não é exatamente aconselhável, o ideal pra vida é passar o óleo com o cabelo só lavado com shampoo. MAS, porem, contudo, todavia, fiz os testes e francamente? Não vi diferença. Dá um trabalho bobo só lavar com shampoo, secar, passar o óleo, esperar, lavar de novo e secar. Não precisa. Em todo caso, fica como opção caso você queira fazer teste, vai que pra você funciona melhor? ^^
Umectação é uma via de mão dupla: você pode tanto lavar, secar, passar e ir dormir quanto passar, esperar umas horas e ir pra receita abaixo. Pronto, a partir dai...

Lave o cabelo normalmente. Não passe nada. Ou, se a situação estiver MUITO caótica vale um yamasterol, só pra ficar mais fácil de pentear. O minimo possível, quantidade de uma moeda.
Tá, com o cabelo ainda umido/molhado passe o mel em toda extensão. Vamos lá...
-Por que com ele úmido? Do contrário é impossível espalhar. Sério. Tente, eu te desafio! d:-D
Não é que seja regra, mas vale o senso. O ideal é um meio termo entre o "secando, mas ainda ta molhado".

-Ótimo, espere uns 10 a 15 minutos. Ele vai absorver, não se preocupe, pode emplastar o quanto quiser, não tenha medo de usar e achar que ficara com o cabelo duro.

-Enxague. Só com agua mesmo. Dá pra sentir, ele vai sair como um creme, normal. 

-Com o cabelo molhado, aplique o creme que você escolheu. Faça o tempo de pausa. Enxague e borrife vinagre. Não ele puro, dilua cerca de 1/3 com água. Então fica, por exemplo: 10 ml de vinagre pra 30ml de água.

Ou você pode também enxaguar com ele usando uma jarra ou bacia, esperar uns 5 minutos e enxaguar só com água.
Algumas versões da receita sugerem como enxague, deixar mergulhado uns minutos e tirar só com água, pra ele ficar em contato com os fios.
Eu acho mais pratico borrifar e tira o excesso com a toalha.

O que funcionar melhor pra você ta valendo!

Ai é só secar e teoricamente "tá pronto!". Resolveu de vez? Nope, apenas amenizou um monte, você repôs parte do que estava faltando. Não vou mentir pra você e dizer que fazendo isso todos os problemas são solucionados, mas sim, verá a diferença absurda que fará, na próxima lavagem mal vai sair cor.

Enquanto isso encaixe essa receita no cronograma, mantenha a umectação (pra cabelos porosos 1 vez por semana tá de boa, intercalando com hidratações) e vai testando essa levando em conta as observações.

Também vale usar só o mel, por exemplo, antes das nutrições. É o mesmo esquema: lave o cabelo, aplique o mel, deixe uns 10 a 15 minutos, use a mascara de nutrição do dia, faça o tempo de pausa e enxague com vinagre.

Ahn, tem o velho truque de acrescentar uma colher de vinagre no condicionador. Se você tiver um sobrando ou que nem goste muito, fica a dica! d:-)

É isso. Duvidas, traumas, curiosidades, outras versões da receita, esteja a vontade. Qualquer coisa é só entrar em contato: djuli7@gmail.com
^^

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi!
      Bem, particularmente nunca reparei, acredito que mencionem o de maça por conta do cheiro. Caso não encontre ou tenha outro em casa não vejo motivos pra não testar. O meu nem sei qual é, mas faço a receitinha e deu certo.
      d:-)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Experimentei. Pintei o cabelo no sábado e no domingo fiz essa hidratação. o cabelo ficou sedoso, hidratado e perdeu o aspecto de vassoura. kkkk pena que fica um pouco oleoso, mas na próxima lavada deve ficar muito bom.

      Excluir

E ai..?