domingo, 23 de dezembro de 2012

Ruivos naturais (nuance, reflexo) vs ruivos fantasia

Oioioi!

Sobrevivi aos Maias, aos zumbis, ao Apocalipse, aos concursos públicos e estou de volta para tirar a dúvida existencial da Humanidade: cabelos ruivos.

Bastante gente me manda e-mail pedindo uma tintura que ou fique ruivo natural ou alguma fantasia que se assemelhe ao tom para banho de brilho. E nessa eu costumo me desesperar porque existem quatro variações de reflexos e nuances de cobre (vermelho/dourado) naturais mais aqueles cosméticos que os já ruivos naturais usam pra intensificar.

A noticia boa é que com um um certo conhecimento técnico qualquer ser humano que tenha um pouquinho de paciência cria o ruivo que quiser. A noticia ruim é que além das variações de tons os ruivos que vemos pela internet afora são quase que puro photoshop. A realidade de ruivos é meio triste e dura pouco.

O que eu fiz esses dias: me dei ao enorme trabalho (leia-se prazer sádico, afinal interesse meu também) de montar os reflexos ruivos separados e depois juntar ao tal louro escuro. Ou seja: eu literalmente fiz a cor ruiva a partir de uma cor base, reflexo e nuance.

Vou complicar um pouquinho, mas será pro seu bem: a cor ruiva nada mais é que "Louro escuro acobreado dourado". Isso mata alguns por dentro, mas sim, o tal ruivo que poucos tem é uma graduação de loiro. O que acontece é que o cabelo loiro em si tem reflexo DOURADO ou CINZA, enquanto o ruivo tem VERMELHO e DOURADO (também conhecido como cobre).

A partir dai vamos para o cobre, que decomposto é feito a partir de frações de vermelho ou dourado.
Bem, lá no iniciozinho do blog ensinei que o cabelo nada mais é que vermelho muito escuro que vai clareando em graduações. Ou seja: o castanho escuro/médio/claro é a cor vermelha desbotada em estágios. Isso é a cor base.
Nisso você tem os reflexos e as nuances, que combinadas criam variações da cor base. E é por isso que alguns ruivos são mais avermelhados, outros mais alaranjados e alguns nem parecem ruivos por tender mais pro marrom ou ser quase loiro.

O fato, caro leitor, é que a internet enquanto te ajuda um monte tambem causa uma enorme confusão: de qual é esse tom de ruivo natural?

Você vai me odiar e ter rancor, mas estou aqui para esclarecer e você não ficar frustrado depois...Preparado psicologicamente para conhecer as nuances e reflexos ruivos?













Eu sei que você esperava algo super laranja/avermelhado, mas...Isso aí é mix vermelho+dourado em proporções variadas e 20v.
Poderia ter ficado mais neon, porém o reflexo não é a cor principal, na prática ele nem fica assim no próprio cabelo, é bem mais fraco. A foto foi tirada embaixo do sol, não teria como revelar mais que isso.

Por ordem: Vermelho acobreado, Cobre avermelhado, Cobre dourado e Dourado cobre.
Sim, parece tudo igual, eu sei. E acredite, pessoalmente não melhora, se eu não tivesse feito tudo matematicamente calculado e planejado (ainda tem essa!) desconfiaria e mandaria o ser dinâmico repetir o processo.
Mas é isso. O vermelho acobreado são 3 frações de vermelho pra meia de dourado/meia de vermelho.
Mesmo sendo o mais "vermelho/vermelho" ainda tá longe daquele fantasia. Muito longe. Logo, repare como cores naturais são diferentes, o conceito em si e o tom.
O Cobre avermelhado são 3 frações vermelho/cobre pra uma de avermelhado. Triste realidade: é o dominante da maioria dos ruivos naturais.
O Cobre dourado são 3 frações de vermelho/cobre pra uma de dourado. Ou seja: desbotado tende mais pro loiro que pro ruivo em si.
E o dourado cobre é aquele último da tabela, que ainda tem uns mínimos resquícios de vermelho, só meia fração.

Resumindo: há quatro variações "naturais" e oficiais de reflexo/nuance para ruivos. Todas elas muito parecidas porque afinal de contas as cores naturais tem a diferença de graduação bem leve, são só algumas minimas partículas a mais de um ou de outro.

Dá pra fazer uma combinação de nuance e reflexo exclusiva? Sem duvida.

Agora, aos ruivos naturais e não me odeie mais ainda...d:-D












Eu sei, matei a infância e a noção de ruivo de só todo mundo.  Você estava esperando um cabelo Ron Weasley, Shirley Manson ou equivalentes. Pois bem, mais ou menos.
Essas mechas são testes: Louro escuro+combinação de reflexo/nuance+30v.

O que aconteceu aqui que tudo parece marrom sem graça com um minimo brilho avermelhado/cobre: a predominância do louro escuro. Simples assim, teoricamente falando são 3 frações de loiro pra só depois vir o reflexo.
Nosso ruivo de internet, revistas e filmes tem muita interferência. Não serei completamente injusta, lógico que tem ruivos naturais muito mais abertos, mas depende de diversos fatores, por exemplo: tempo e exposição no sol. O cabelo queima e desbota naturalmente, é comum. E vermelhos mais ainda, quanto mais "desprotegido" mais laranja fica.

Dá pra conseguir? Sim, mas com duas condições: o cabelo ja claro e loiro (no caso das morenas previamente descolorido) e 30v, no mínimo.
Meu caro leitor, ruivo nada mais é que variação de loiro com nuance cobre. E o ruivo natural nem de longe é tão claro como esses que vemos por ai. Novamente: lógico que tem loiros naturais absurdamente claros e comparáveis a tintura de caixinha, mesmo esquema dos ruivos, mas em se tratando de cor natural a escala é diferente.
Pra se ter ideia nessas mechas usei louro escuro com 30v. E no entanto qualquer um diria que é, no minimo, um castanho escuro pra médio de tão escuro.
E alguns ainda vão dizer que parece preto.

Outro detalhe: dava pra ficar mais claro, porém segui a indicação da caixinha e preferi evitar que ficasse "o ruivo neon da mocinha do filme" pra que ninguém se enganasse.
Em outras palavras: sim, na maioria das vezes o ruivo foi "retocado" pra parecer mais intenso. Tem muita gente por ai que é ruiva e nem sabe porque temos a ideia de ruivo alaranjado que tintura costuma deixar.

Novamente: não quer dizer que não exista, mas são diversos fatores interferindo, o que estou esclarecendo é que ruivo natural é uma cor que dá a ideia errada, cada pessoa tem uma noção do tom. E depois que falamos que só com mix há 4 variações possíveis de nuance a pessoa desorienta.

Essa mecha do meio tecnicamente é a ruiva natural "oficial". Porém, olha só que coisa: Ela é feita de 3 frações acobreadas+1 fração de louro escuro. O que quer dizer que a predominância é o vermelho com dourado em partes iguais e ainda assim ficou desse jeito. Considerando que foi revelada com 30v e o cabelo não estava platinado é o que acontece na prática. Por tanto, ao comprar uma tintura de caixinha não se iluda!

Outro detalhe: se você gostou da cor mas achou muito escura tem jeito: ou troca-se pra 40v ou tinge o cabelo mais claro. Ela vai abrir uns 2 tons em média.
Também tem a opção de louro médio ou louro claro, aí já tende BEM mais pro acobreado/vermelho, fica mais próximo daqueles ruivos naturais "photoshop" intensificados que vemos por ai. Não chega a ser cor fantasia ainda. Se a intenção é essa dá certo tambem, com louro médio ou claro+40v deve abrir em média uns 3 a 4 tons dependendo da base.

E para a frustração geral e completa, já que estamos aqui...O comparativo "Isso é ruivo natural- Isso é ruivo fantasia".














Fiz com a Exotic, que são as opções que se propõe a ser mais naturais. E mesmo assim, olha que abismo de diferença.
Aqui são os reflexos/nuances de ruivo/cobre e as tinturas separadas. O que está mais fechado, ao lado do Cobre avermelhado é o Ruivo britanic. Se você quer um tom mais natural e quase louro escuro é ele o indicado. Comparando com o Cobre avermelhado que seria o mais "ruivo" (é a proporção do ruivo natural mais conhecido) seria aquele ruivo mais avermelhado. Se você for fazer com tintura natural seria em torno de 2 frações de louro escuro/médio pra 2 de vermelho puro.
Dá tambem pra usar como banho de brilho.

Já o Salmão é laranja quase neon se comparado, beira cor fantasia.














Comparativo das mechas de ruivos naturais, Britanic e Salmão. Sim, a diferença é gritante! O Cobre marrom seria equivalente a ruivo natural, já o Britanic é muito mais avermelhado. O Salmão então, parece um laranja neon radioativo.













E aqui outra amostra dos reflexos/nuances.

Pra concluir o post fiz o meu próprio ruivo natural a base de mix, inventei uma proporção, usei 30v e tingi uma mecha que tava laranja muito desbotada, quase loira. Só pra você perceber que não é caso perdido e ruivo pode ser planejado antes desde que você tenha noção de quantidade.

Aqui foram 3 frações de vermelho e dourado iguais pra uma a mais de vermelho. Fiz de teste, porque quero ver quanto tempo dura pra ver se compensa investir.
Também tem esse detalhe: nuance e reflexo você faz a partir de mix, que não é "tintura" e sim a combinação pra ser misturada com ela. Na teoria ela não tem fixação, tanto que se aconselha a usar com 20v pra neutralização.
*Sim, mix é aquele tubo famigerado que é igualzinho tintura permanente mas vem em cor fantasia, tipo cinza/azul, dourado/amarelo, roxo/violeta, verde/mate.

E é só por isso que não te aconselho a usar só ele, apesar da cor ficar linda (e eu me frustrei com isso) e a ideal dos nossos ruivos naturais, não dura. Ele não foi "feito pra isso" e sim pra usar como complemento de cor base ou neutralizador.












 Em todo caso taí. Uma combinação de reflexo/nuance que fiz com 30v.











Acredito que de pra conseguir similar porem mais escuro com louro claríssimo combinado. Ele só ficou laranja desse jeito porque foi vermelho+dourado puro.

E olha que legal: a partir daí, caso não dure voce pode manter com tintura fantasia laranja! d:-)
Ele não fica o vermelho neon fantasia pela base já ter cor, irá apenas intensificar. Logo, é uma opção a mais pras ruivas frustradas que não conseguem chegar na cor perfeita: mix+tintura fantasia.

Lembrando que o cabelo precisa estar previamente claro antes do mix, porem não precisa estar platinado. Não adianta querer usar mix, mesmo que 40v num cabelo castanho escuro. O mix em si não tem poder de clareamento, é só a cor pra complementar com a base, diferente de tinturas de cores naturais que, a partir do loiro claro, se combinada com 40v abre de 2 a 3 tons dependendo da base.

É isso! Uma alternativa a mais para as ruivas: combinação de mix vermelho+amarelo (se você achar cobre pode ser tambem, eu tenho a vermelha separada por conveniência) e tintura fantasia pra retoque.

Preocupa não que volto outras vezes pra continuar com o assunto, farei mais mechas com outros tons de ruivos e vamos mantendo a conversa que isso aí é só o básico..^^

Dúvidas, traumas ou similares? Qualquer coisa djuli7@gmail.com
^^

4 comentários:

  1. Caralho, sou ruivo. Sempre suspeitei das sardas...

    ResponderExcluir
  2. Taí, raspei e cresceu por 2 anos sem NENHUMA química.
    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpl1/v/t1.0-9/10982483_1615586298677340_1024263665823927292_n.jpg?oh=c51425ffc6977471fdb59761e8ec6213&oe=56870EC1&__gda__=1456295013_3096e9d1f357f572b6a290d912f73784
    Agora acho que é ruivo...

    ResponderExcluir
  3. Aliás, uma coisa que sempre me perturbou no meu cabelo, é que tenho um DEGRADÊ natural gritante.
    Seria consequência disso que você disse, de exposição ao sol? Da orelha pra baixo é totalmente outra cor.

    Dentro de casa a diferença é bizarra. Juro por todos os espíritos de Marte e por Netuno que é fucking 100% natural essa porra:

    https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/v/t1.0-9/10399424_1636825119886791_8168779971391287000_n.jpg?oh=2b0f9d87ea303c0c27384823f06cc9a9&oe=56C3BBF3

    Já na luz do sol fica menos evidente:

    https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/11083942_1637096226526347_6272551639918890415_n.jpg?oh=f223b8522fe0e52c93e181a9d7b6baf9&oe=56C50A09&__gda__=1455529918_5bf55fe0435d378dc2ef394b3bb3fbc3

    ResponderExcluir

E ai..?