segunda-feira, 9 de abril de 2012

Correção de cor com tintura, retoques e amarelo (fantasia)

Feriado é uma boa oportunidade de retocar e corrigir erros capilares, dá pra fazer tudo com relativa calma. Fiz um post ano passado ensinando a clarear o cabelo (ou descolorir dependendo do caso) com a tintura Alfaparf 11.21.

Desta vez resolvi testar a 11.11 pra ver o efeito no meu cabelo absurdamente dourado e um pouco manchado de reflexo.
Na teoria o que diferencia? A 11.11 é Louro claríssimo acinzentado e a 11.21 é Louro Claríssimo acinzentado Irise. Então a com final 11 tem duas frações de azul, enquanto a 21 tem uma parte azul e uma violeta.

O que na prática seria melhor pra um cabelo dourado amarelado, mas fiquei curiosa em saber se o 11 deixaria meu cabelo cinza ou não faria diferença pelo excesso de dourado.

Então...Eu estava assim da última vez:













Sim, trágico! Isso ai foi uma herança do teste de tintura de caixinha, aquele Louro Claríssimo acinzentado da Loreal. Lembra o que comentei? É uma tintura que serve bem pra manter a cor e clarear até no máximo 2 tons. Mais que isso causa este estrago básico que nos faz correr pra loja e pedir um auxilio mais forte.













Aqui sou eu, com o cabelo meio manchado e raiz absurdamente dourada.












Dos lados tinha um resto de lilas/roxo desbotado e a raiz absurdamente dourada. 
Pois bem, vamos para a parte trabalhosa da brincadeira: preparar a tintura.

Comentei do descolorante na última, certo? Então, aqui está ele novamente, substituindo o 0SP.
Pra quem tá meio desorientado irei repetir de qual é a do descolorante: diz a lenda, segundo uma profissional que trabalha na areá há uns 20 anos, que o 0SP é igualzinho descolorante. Quando você mistura na tintura ele tem a mesma função desde que as proporções sejam equivalentes. Como eu estava sem o 0SP e tinha descolorante sobrando me atrevi a substituir. Não recomendo, não incentivo e não quero que você faça o mesmo, porém eu mostro pra que você saiba que essas coisas acontecem.

Novamente: a responsabilidade é minha. Não é que eu ensine coisa errada, só estou ilustrando o que EU fiz pra que você saiba que é uma opção.
Se você não tem plena confiança, beleza, não é vergonha nenhuma: mistura com o 0SP direitinho que vai fazer efeito do mesmo jeito! d:-)












Para ilustrar: alfaparf 11.11, mesma proporção de descolorante (pela terceira/quarta/quinta vez? NÃO recomendo, mas é uma opção!) e oxidante 40v na proporção 1:2.

Essa proporção considera a massa total da misturinha, então se você usou 10g de tintura+10g de 0SP são 20g de tintura pra 40ml de oxidante.













Passei a misturinha, deixei agir o tempo recomendado, enxague SÓ com água, passei o hidratante Neutrox amarelo, que é extremamente emoliente e hidratante e sequei.

Meu caro leitor, o Neutrox!  Creminho da época da nossa vó, juntamente com o primo yamasterol.
Poucos dão credito pra ele por tres motivos: é quase liquido, então torna a aplicação um pouco sofrida, vende na farmácia e custa 3 reais.
dx-D

Mas já pararam pra ler a composição? Não tem petrolato, parafina e é indicado pra cabelos afros e no/low pool.
Não subestime. Pelo contrário, taí uma excelente opção pra uma hidratação de manutenção ou pos-tintura, pra usar como condicionador.












A parte da frente seca, após o enxague e o Neutrox. Ainda ficou dourado, inclusive na foto de cima dá pra ver que a tintura fez o papel do descolorante e igualou a cor. Só que ainda ficou esse reflexo dourado por ai.

Sendo assim, reflexo 11 anula dourado? Nope...Com tintura fantasia ele fica chumbado e cai pro cinza dependendo da proporção do azul/roxo, lembra? Não são todos os azuis que dão o efeito.
Melhora bastante. Consideravelmente. Mas minha teoria é que meu cabelo tava muito amarelado pro azul fazer efeito, mas não amarelo o suficiente pra cair pro verde. Ou seja: um intermediário ridículo.

Pra mim o 21 dá mais certo, já que é parte azul parte irisado.
Se meu cabelo estivesse um dourado mais fechado e menos amarelado, quase ruivo, ele teria deixado o cabelo cinza. Foi uma questão de proporção.

O que não significa abandonar de vez o 11.11, dá pra usar normalmente desde que o cabelo não esteja muito amarelo ovo e com cautela, sempre prestando atenção no espelho pra se ameaçar esverdear já lavar em seguida antes que faça efeito. 














Ohn, o cabelo do lado esquerdo, já desbotado de 1 més de lavagens: Royal Pink, Vicious Blue e Lucky Green. Não dá pra ver perfeitamente, mas é possível reparar que a cor ainda esta aí, ela só clareou, nem mudou o tom. Daria pra ficar assim mais uns 15 dias tranquilamente. 













Aqui tem: Hard Banana, Magic Pink, Acqua e Lemmon.













A parte de baixo que estou mantendo loira: totalmente uniforme, só a raiz que cessou um pouco o dourado.












O outro lado, só apliquei a tintura na raiz então ficou um restinho de lilas no restante. 

Como o objetivo principal da 11.11 era ver o quanto neutralizava de dourado e ela só fez deixar o reflexo mais fraco usei a velha técnica de neutralização com tintura e creme pra anular o que restou.

Desta vez foi uma misturinha de vg com um pouco de violeta puro, já que o que sobrou foi excesso de amarelado.









A intenção era branco mesmo, na ponta tá um leve lilas e por isso só neutralizei a raiz. A desvantagem é que só vai durar umas 3 lavagens. A vantagem é que posso fazer manutenção com o Mix Tonner ou o Platinium da Punky Colour, que são fracos.









Comecemos com a última parte do post: tintura amarela.

Sabe esse verde? É o verde limão (ou Yellow Green) da Raw. Ela tem dois problemas sérios: é muito clara e neon e tem a fixação bem marromenos.
Em se tratando da Raw decepciona, mas aí eu insisti que queria salvar esta cor a todo custo. Dai visitando alguns Flickrs da vida vi uma mocinha já conhecida por alguns (A Megan, com cabelo arco-iris) que tenho como contato na esperança de que algum dia ela poste um tutorial ou qualquer coisa similar! haha

Nessa ela mostrou uma misturinha pra um verde meio limão neon que na pratica não existe pronto, ela fez porque são dois tons: na raiz o Eletric Banana da Manic Panic em degrade um verde que vai fechando até ficar similar ao Limelight.

O que ela fez foi usar uma minima proporção, tipo uma colher de chá do Fishbowl pra uma tubinho da Manic Panic. Sei que geralmente aconselho a não misturar marcas diferentes por conta do fixador, mas no caso, como foi uma quantidade minima, só pra dar a tonalidade, acredito que não chega a influenciar na duração.

Foi basicamente o que eu fiz: adicionei amarelo, o Hard Banana da Candy em um potinho do Yellow Green. Porque fiquei curiosa em saber como ficaria a cor e o hard Banana tem a duração bastante consideravel e é fácil de tirar se algo der muito errado.

Ficou um verde bem bacana, parecendo canetinha grife. Esperemos que dure! haha

O que eu queria comentar além em relação a tintura amarela: ela torna nossa vida mais fácil, do mesmo modo que vg é um curinga pra neutralização, o amarelo é para tinturas fantasia. Especialmente em se tratando de verde, quanto mais você adicionar mais neon e aberto ele ficará. Se você tiver uma única tintura verde e uma amarela você faz o tom que quiser!

No caso de azul, idem: dependendo da proporção cria-se intermediários, que vão desde o próprio verde até combinações de azul esverdeado.
Pra vermelho ele fica laranja que também engloba diversos tons e assim vai...

Aqui já é ele puro, pra constratar com o verde limão:












O que eu retoquei: o amarelo, o azul que agora é o Iceberg da Manic Panic e o verde, que é o Green Envy, tambem deles.












E aqui, o que retoquei: o verde, que agora está Spring Green da Punky Colour e o azul, que é o Turquoise da Directions. 













A parte de trás nem mexi, o ultimo retoque foi més passado e assim ficou. 












A parte de trás presa: dos lados e embaixo todo loiro platinado (viu o efeito que faz?) e no topo um semi-arco-iris. 













Do outro lado, com a parte verde limão, rosa e azul turquesa.













Como fica visto de cima.

É isso! d:-)

Só pra deixar registrado, para quem não sabe ou está a procura de tinturas: sou revendedora da Candy Colors (dependendo algumas importadas consigo por encomenda) em Brasília, logo tendo interesse, querendo conhecer ou fazer alguma consulta é só entrar em contato que combinamos! ^^
djuli7@gmail.com

4 comentários:

  1. Hello, do you speak english?, español? I’m planning on applying that same mix to my hair next weekend (Alfaparf 0SP + 11.11) but I couldn’t understand what you said about not recommending using 0SP, why is that?, what could go wrong?
    My roots are quite dark but the rest is platinum, and I’m hoping that mix would make them (the roots) a lot lighter, with grey-ash tones and not yellow ones.
    In any case, thanks for posting your results.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi there!
      How are you? d:-)

      Actually is the opposite..^^
      I really do recommend 0SP, what I did was a test using bleaching just to compare the results, which by the way, are quite similar and a good substitute if you dont have 0SP available.

      Well, I couldnt give you a better advice, so dont worry! Probably your hair is going to get a medium blond or a little lighter (if theres not dark dye to fade).

      No worries, if you need anything I 'll be here! d:-D

      Excluir
    2. Oh wow! Thank you so very much for such a quick and informative reply! I feel more confident now I understand what your real recommendation is ^-^.
      I’ll let you know how it turned out.
      Thanks a lot again, and thanks for sharing your knowledge.

      Excluir
  2. Hello again!

    So, it was only yesterday that I was able to get my hair done. The results weren’t what I was after, this is what happened:

    http://goo.gl/qvDSn

    Image #1 (sorry about the quality) is how the roots looked initially.
    Image group #2 Shows how it turned out with 0SP + 11.21 using 40vol peroxide (was going to use 11.11 but changed my mind at the last minute)
    Image group #3 Has the result after using one of those shampoos that take away the yellow highlights, I applied it diluted though, so perhaps that’s why there didn’t seem to be any changes.

    In a couple of weeks I’m going to try doing the same thing again. I don’t want to use bleach, because my scalp is still numb from yesterday, and it was like that for 15 days after I got it bleached at the salon. So, I don’t want to that that much of a risk.

    If anything changes/improves, I’ll let you know ^.^.

    Have a nice day!

    ResponderExcluir

E ai..?