domingo, 6 de fevereiro de 2011

O basico do basico

Muitos me perguntam e chegou num ponto que é informação demais pra ficar indicando. Logo, farei um post assim, bem básico, explicando como chegar de um cabelo virgem ou com tinta para a cor fantasia desejada.
Ou seja, uma especie de SAC!

-Se os seus cabelos estão tingidos de uma cor natural (diferente de loiro claro), o melhor que você tem a fazer é descolorir.
Motivo simples: ano adianta neutralizar, a base precisara estar clara do mesmo jeito e na grande maioria das vezes cores naturais foram aplicadas direto no cabelo.
Logo, sem dó passe o descolorante! Possivelmente serão necessárias de 2 aplicações dependendo da cor.
-> Marcas que aconselho: Igora, Super Meches da Alfaparf ou Amend.

-Se o seu cabelo esta virgem, você precisa descolorir do mesmo jeito, porem ele já mostrara resultado com oxigenada de menor volumagem. Faça um teste com 20 volumes e veja o quanto o tom abre.
Só apos esse processo teste com 30 volumes.

-Conseguiu base clara, porem ficou manchada?! Neutralize!
Se o cabelo ficou laranja, amarelo ovo ou esverdeado, não importa o quanto você descolora, ele não vai sair.
Pra laranja, use pigmento azul
Pra amarelo ovo, pigmento lilas
Pra verde, pigmento vermelho
Pra quem tem tinta fantasia em casa, é só passar por cima e esperar desbotar. Se nao é o caso, compre o pigmento separado numa loja de cosméticos e faça a misturinha com shampoo.

Terminado é só aplicar a tinta normalmente.

-Descolori e meu cabelo ficou quebrado/elástico. O que fiz de errado e como resolver?!
A descoloração é um processo que causa danos, independente do produto que você use. O motivo é simples: ele força o fio e vai dentro da estrutura tirando a cor. Obviamente o descolorante não sabe a diferença de pigmento e massa, entao vai retirando tudo junto. Alguns componentes de alguns descolorantes evitam e diminuem os danos, mas nenhum é completamente livre de danos.
Logo, o descolorante ira detonar os fios, não se preocupe! Mas tem como resolver.
Neste caso: faça reposição com queratina pura e manutençao com produtos específicos(cremes que você encontra em qualquer loja de cosméticos).

Porque isso é importante: Não apenas trata o fio mas faz a cor posterior durar muito mais tempo. Ou seja: nao adianta ter descolorido ao extremo, estar com cabelo branco mas todo quebrado, a cor nao fixa.
Esse processo encorpa o fio, ele segura o pigmento.

-Ouvi falar do dekapcolor. O que é e como funciona?!
O dekap é uma beleza para cores naturais, porem pode ser um desastre para cores fantasia.
É um produto que tem como objetivo retirar todo pigmento ARTIFICIAL (ele NÃO descolore, é uma decapagem!). A ideia é ótima, porem o que você terá como resultado é o pigmento primário. Se o seu cabelo estava descolorido, ficara loiro.
Ele não ira deixar seu cabelo necessariamente loiro, o que o produto faz é tirar a ultima tinta que você aplicou.
Dependendo da cor fantasia ele não retira o pigmento mas converte em outra mais clara ou simplesmente não faz diferença.
O produto não causa nenhum dano mesmo se usado 3, 4 vezes seguidas. Mas tambem não ha garantias que a cor ira sair completamente se considerar tintas fantasia, o resultado é melhor para cores naturais.

-Quero pintar o cabelo com cores diferentes, mas tenho quimicas anteriores. Pode?!
Depende. Para alguns relaxamentos eu não indicaria descoloração, porque o cabelo costuma estar já fragilizado e alguns componentes são incompatíveis. Porem não é PROIBIDO, o aconselhado aqui é fazer um teste de mecha.
Se o fio não quebrar, ano ficar elástico e não mostrar danos maiores, tá liberado.
Lembrando que passando no teste os cuidados anteriores devem virar rotina! Produtos a base de queratina, polimeros de silicone, tutano, ampolas de vitaminas devem ser usados sempre. Quanto mais você tiver alterado a estrutura, mais ele precisa de cuidados.

-Beleza, descolori, cuidei direitinho, ele ta colorido. E agora, que cuidados devo ter!?
A gente sempre comenta, mas nem sempre fica claro. Muitos falam que fazem hidratação toda semana, porem não ha resultados.
O que acontece (e poucos sabem!) é que hidratação só repõe agua, ela SÓ serve pra deixar o cabelo maleável. Na pratica você só ve diferença se casar com outros tratamentos, do contrario ela sai com a lavagem.

Seu cabelo também precisa de: nutrição, que repõe óleos, ceramidas e vitaminas.
Reconstrução: queratina e polimeros, costuma deixar o cabelo duro. A cauterização é um exemplo!
Então, os cuidados na pratica são: hidratação, nutrição e reconstrução, nesta ordem.
Tem um post que sugere produtos e diz a frequência, lá explica melhor. A grande maioria dos produtos são encontrados em farmácia e loja de cosméticos.

-Há risco do meu cabelo cair se eu descolorir?!
Sim, POREM isso tende a acontecer com excesso de descoloração e falta de reposição. O fio fica fraco (afinal a descoloração rouba massa capilar) e dai cede.
Coisa que costuma acontecer com quem descolore 4, 6 vezes seguidas e só faz hidratação, por exemplo.

-Meu cabelo esta quebrando. O que fazer?!
Possivelmente é excesso de queratina e falta de ceramidas e óleos. Faça umectação (aplicação de óleo vegetal nos fios secos) e em seguida aplique um creme nutritivo.
Alterne com hidratações, aos poucos ele volta.

-Tá, já entendi em relação ao cabelo. E as tintas, quais as diferenças?!
Há duas diferenças básicas em relação as tintas vegetais: a base e as cores.
A base é o que torna a tinta semi, dermi permanente ou tonalizante. Algumas tem alcool como fixador, outras são a base de agua...Na pratica essa diferenciação só existe se o seu cabelo esta nas condição propicias.
Não adianta investir numa tinta demi (que diz durar 2 meses) e não ter uma rotina de manutenção, a cor não fixa. Por outro lado, um tonalizante pode durar bem mais que o tempo previsto num cabelo bem cuidado.

Enfim, considerando que você tem cuidados regulares e não importa a base, o que vai influenciar é a cor.
A triste e dura realidade: cores claras, independente da base e da marca, duram menos.
Motivo simples: tem menos pigmento pra desbotar. Ou seja, não adianta querer que rosa bebe dure 12 lavagens, por melhor que seja o shampoo o pigmento ira ceder.
O que pode ser feito é alternar com loowpoo, que é molhar o cabelo e fazer massagem para lavar, sem o shampoo. Isso vai adiando.

Cores escuras por outro lado duram bem mais, algumas aguentam ate 2 meses. A marca aqui serve pra distinguir bases (por exemplo, vermelho que desbota pra rosa ou alaranja), cada um tem sua opção. Algumas ficam mais laranjas, mais neon, tem apenas reflexos...

-E qual a diferença das marcas?
Na pratica, as cores oferecidas e suas variações. Algumas contem mais gliter, que dá efeito brilhoso. Outras já tem reflexos secundários e são duas cores em uma. Já um terceiro grupo é a cor mais pura.
Ai vai do efeito que você quer conseguir.

 -Algumas marca e melhor!?
Nope, todas as marcas tem cores superiores e cores muito ruins. Isso geralmente vai de acordo com o próprio tom, algumas não tem boa fixação pela base da tinta, mas existem porque saem com facilidade ou tem grade aceitação.
É um assunto bem relativo, porque há dois públicos em se tratando de cores fantasia: os que gostam de mudar toda semana e dão preferencia a tinta que sai completamente e aqueles que gostam de manter por meses. Logo, há opção para ambas as partes. Algumas cores desbotam por semanas e outras saem com as lavagens.

Outra coisa: a tinta tem uma proposta, porem sua duração e resultado apresentam uma serie de influencias. Cada cabelo é um caso, a tinta não necessariamente é ruim porque não deu tao certo pra você. Pra alguém ela sera excelente!

Particularmente eu não gosto de Manic Panic, nenhuma cor deles deu certo pra mim, com 4 lavagens já tinha saído tudo. Porem alguns amigos adoram, dizem durar meses!
Logo, se uma não deu bom resultado, testa outra marca da próxima. É bem provável que o motivo seja a base.


...

Enfim, é o minimo que você precisa saber sobre descoloração, tratamentos e tintas para evitar maiores problemas! d:-)

Tendo duvidas, já sabe...Esteja a vontade! ^^

4 comentários:

  1. oi!
    adorei seu blog. eu parei de pintar o meu cabelo faz um ano e meio, e agora quero voltar (claro, vicia quem nem tatto, hehehe).
    Eu ainda tinha um potinho de Manic Panic verde aqui em casa, resolvi passar. Só não me lembrava porque ela estava aqui em casa: MP Verde é HORRÍVEL. Antes, ela não fixava. Agora, velha, ela tingiu meu cabelo num meio-termo entre castanho e rosa!!! Ainda bem que foi só numa mechinha, hehe
    Enfim, antes eu pintava de SE Atomic Pink e PC Spring Green. Agora quero rosa (pink tb) e amarelo. Alguma sugestão? Vi seus posts comparando as tintas importadas e tb o post sobre Candy Color. Vc tem alguma nesses tons à venda?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu já usei a Enchanted, a cor ficou BEM estranha...d:-/
    Em geral nao simpatizo com MP, tenho algumas poucas cores pra uso proprio por apego emocional! haha

    As sugestoes:
    -Pra rosa, a propria Atomic Pink, Rosa Sakura e Impossivel da Exotic, Royal Pink da Candy, Flamingo Pink da PC.

    E amarelo por enquanto, só a da Candy Color. Nenhuma outra durou mais de 3 lavagens comigo... d:-/

    Outra que eu indicaria é da PC, que ficaria em 2 lugar. Das outras marcas sao bem ruins, nao compensa.

    A venda eu tenho as da Exotic, Flamingo Pink da Directions e amarelo se for fracionado...
    E a Yellow Green que é um intermediario de verde limao e amarelo.

    Disponha! ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do que vc escreveu justamente pq bateram com as minhas experiências com as poucas tintas que experimentei :P Qd eu li sobre o verde limão, me transportei pra minha procura por um verde que durasse, há uns 3 ou 4 anos, hehe É aquilo que vc falou, pra cada um é de um jeito. E se a gente encontra alguém com os mesmos resultados, ainda melhor!
    Pra mim, aquele verde da MP foi dinheiro jogado fora, desde a primeira tentativa. Não tive nem coragem de vender pra ning, huahauahuahua Agora então, velho... Vai pro lixo!
    Fiquei com vontade de experimentar a Candy Color. Qd eu parei de pintar, ela ainda não existia, e como sou louca por uma lançamento... :B
    Muito obrigada pelas dicas! E eu adorei seu blog sobre cinema. Eu faço Cinema na FAP, se quiser trocar idéias... Mas não se preocupe, não tenho tendências pseudo-intelectuais, hahaha
    Qd tiver um tempo, passa no meu blog sobre moda :P Se quiser fazer uma parceria, escrever lá de vez em qd... Fica o convite.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. A Candy Color compensa dependendo da cor. Ela é novinha, mal tem 6 meses de mercado! ^^
    Alguns sao ótimas, comparaveis as melhores importadas (ate porque tambem tem importada ruim! haha). Outras ainda precisam de uma revisão, mas um dia chegam lá.

    Sem problemas, disponha! d:-)
    Queria ter feito Cinema, faltou oportunidade...d:-/
    Aqui na minha cidade nao tem um curso sequer e quando comecei a me interessar de verdade já estava formada fazendo outra coisa! dx-D
    Quando estiver mais estabilizada e tiver tempo será a prioridade! \o

    Adoraria trocar ideias, vamos combinar! ^^

    d:-)

    ResponderExcluir

E ai..?