quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tecnica de neutralizaçao

Esses dias fui tentar uma misturinha no cabelo da mamãe. O objetivo era branco pra cinza a partir do 11.20 (que é loiro claríssimo).
Pois bem...Usei uma técnica que aprendi no curso de colorimetria corretiva (fail, by the way) e a boa noticia é que como errei (hahuahuahua) tive que fazer na marra a correção por conta Propriá.
A misturinha consiste em 9.1 (que é loiro médio, cor que eu não tinha disponível)+mix azul+mix verde+mix roxo na mesma proporção, assim as cores se anulam e teoricamente tem-se o branco.

Aiai...Sabe, no curso eu tive que aprender a trabalhar com tintas profissionais, porque são cores naturais, é o que deixa o publico geral mais seguro. Acontece que meu negocio são cores fantasia. É o que uso, é o que vendo, é o que poucos sabem fazer. Admito ainda apanhar com cores naturais, o resultado delas varia de acordo com o fundo de clareamento, com a base, com o oxidante.
Enfim, apanho mas uso do mesmo jeito porque a vida é assim. Vai chegar num momento que não irei mais errar, ate lá aprendo e sei o que fazer pro processo dar certo.
Fiz a misturinha. A tinta ficou verde. Fiquei com medo e acrescentei mais uma medida de roxo. Continuou verde. Paciência, apliquei assim mesmo...
Como era minha mãe, ela mesma disse que não tinha problema se desse erro, porque "Melhor ser comigo do que num salão chique com uma desconhecida dando chilique".
De fato. Deu o tempo e ficou um branco esverdeado.

Bem, eu uso tinta fantasia verde. E meu conceito de verde fantasia pra um loiro com reflexo verde é diferente, logo eu sei o que é o cabelo literalmente ficar VERDE.
Ela achou verde demais. Compreensível. 
Dai ela cismou em fazer decapagem, MESMO eu falando que não ia resolver. Porque decapagem retira o excesso de pigmento, ela não tinha pigmento algum, apenas um reflexo verde. 
O máximo que ia acontecer era clarear o verde.

Decapei por insistência. Ficou verde mais claro! 
A segunda solução era neutralizar. Resolve, mas a neutralização costuma resultar numa cor que a pessoa não quer ter. Neste caso, dourado. 

Paciência. Lá fomos nós...Na duvida usei o mix vermelho da Igora, 0/88.
Sim, eu tenho um estoque de tinta fantasia vermelha, mas não sabia o tom que deveria ser usado. Na duvida foram 20 reais que eu gostei de gastar porque é um mix profissional, eu sei que resolve.  Pra roxo e azul é fantasia mesmo, uso inclusive no meu pra manter o branco e tem dado certo há mais de 3 anos.

Agora, o processo em si é chatinho, mas dá certo. 
O que você precisa: shampoo (branco ou transparente) e o mix.
Neste caso, vermelho anula verde, então fiz uma misturinha de shampoo e mix vermelho.
Porque branco ou transparente: pra você ver a proporção de pigmento e não colocar em excesso. 

Funciona também com roxo pra anular amarelado, azul para neutralizar laranja e verde pra neutralizar vermelho.

Misturinha: faça uma especie de pasta com o shampoo e o mix (ou tinta fantasia. whatever, o importante é ser pigmentação!!) na cumbuca. 
Coloque medidas pequenas, tipo 2cm de pigmento e vá acrescentando o shampoo. A cor NÃO deve ficar escura, pra se ter uma ideia o meu ficou um vermelho rosado médio.

Deu duvida? Teste da mecha. Eu não tinha muita noção da cor que deveria ficar e apliquei no cabelo MOLHADO (afinal é shampoo!), esfreguei numa mecha por alguns instantes e enxaguei.
Viu que neutralizou? É essa a cor, faça no resto.
Viu que não fez muita coisa? Acrescente um pouco mais de pigmento, questão de 1 cm. Faça de novo o teste e espere o resultado.

Tem que ser aos poucos, mecha por mecha, aplicando shampoo e esfregando/massageando com os dedos.
Porque não pode simplesmente aplicar e deixar: Ha o risco de chumbar e colorir ao invez de neutralizar. 
No geral é rápido, no lavatório em 5 minutos você faz o cabelo todo.
Lembrando que esse processo é indicado quando: o cabelo loiro ganha reflexo verde, amarelo ovo de descoloração ou alaranjado. Ou seja: correção de pigmentos indesejados! d:-)



Um comentário:

  1. Olá! Gostei mto do post!

    Vc indicou essa misturinha (shampoo + mis) pra neutralizar uma cor indesejada..
    Mas posso usá-la para retocar um vermelho desbotado?? Shampoo + Igora 0-88??

    Bjo! Até!

    ResponderExcluir

E ai..?