quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Colorimetria basica II

Lembra da Estrela?
Pois então, iremos desenvolver o assunto!

A parte mais legal de saber colorimetria é que não necessariamente você precisa despigmentar a cor para aplicar outra.
Dependendo do resultado final você pode conseguir com outra!

Por exemplo: Para tons loiros já sabemos que a dica é ter tinta azul puro e roxo em casa, para neutralizar amarelado e laranja.
Mas e quando se trata de tinta fantasia?

Para se ter uma ideia, eu estava assim ate ontem:













Blue velvet, Vicious violet, amarelo, Spring Green, Verde Marine, Turquesa, Coral red.

Enjoei. O amarelo ficou feioso, algumas cores desbotaram e eu cansei de manter. Porem, fiz progressiva e retoquei as mechas semana passada, foi questão de 4 ou 6 lavagens.
Não faz sentido descolorir se fiz um tratamento ha algumas lavagens, certo? Só iria anular o processo anterior e testar a paciência.

A minha sorte neste caso é que são cores relativamente claras, facilitou bastante a mudança. E enfim, cismei que queria ficar ruiva. Não totalmente, mas aumentar a quantidade de mechas que já tenho.
Separei as mechas mais claras possíveis e as que estavam muito mais escuras resolvi aplicar um pouco de preto, só pra ver como ficaria.

O resultado AINDA não é o ideal, mas neutralizou:














A franja eu mantive verde e irei esperar desbotar um pouco mais. Do contrario ha um risco grande dessa parte ficar marrom e manchar tudo.
Passei Coral Red em praticamente toda aquela parte da frente, nos dois lados só sobrou um dedo de mecha lilas, que foi onde testei o preto e guess what: NÃO PEGOU! hahaha
O resultado é essa mecha azul marinho estranha e uma parcela sobrevivente de lilas. Na pratica nem faz diferença se prender ou pentear pro outro lado, aparece tudo ruivo. Coloquei ela ai pra mostrar que foi uma parte muito fina (tao fina que você ve por baixo que ta vermelho) e que tinta preta não é sinônimo de eternidade.

Especialmente em cabelo descolorido. Para colorimetria não é apenas o fundo estar claro e sim os pigmentos base que irão segurar a tinta e ajuda-la a fixar nos fios. Por exemplo: vermelho.
Por isso as vezes a cor não pega. É como se o cabelo fosse um pedaço de plastico que é pintado com canetinha. O pigmento ajuda porque ele é menor, é uma especie de liga que fixa nos fios e se adere a outros mais grossos, no caso o castanho escuro. Então, sem ele não adianta se o pigmento for granuloso demais, você pode aplicar a tinta diariamente que não vai fixar.
E por isso que preto azulado é uma cor tao difícil de tirar: ele nada mais é que castanho escuro com mix vermelho e tons azuis. Ou um azul tao escuro que tem castanho avermelhado.
Ele é praticamente tres cores em um tubo.

O que eu quero dizer: fiz mechas pretas no meu cabelo, que é descolorido e tem pigmentação PURA lilas e não pegou. Pra mim era obvio, eu sabia que ia acontecer, fiz de teste.
Mas eu queria TE mostrar. Não é porque a cor é escura que ela ira NECESSARIAMENTE cobrir outra.
Especialmente se for descolorido ou se for loiro natural, por exemplo, que NÃO TEM pigmentação pra segurar tons escuros.

Logo, não é porque é loiro que pode aplicar qualquer tinta e vai ficar eternamente...Se o profissional não souber disso, o pigmento sai na primeira lavagem.

Porque é legal saber ou ter noção da Estrela: pra ter a tinta em casa e saber corrigir erros.
Exemplo:

-Azul e roxo neutralizam laranja e amarelado. Funciona também com tinta fantasia, logo se você usa Alfaparf, Igora, Loreal ou alguma tinta profissional loira, tenha essas fantasia em casa. A dica é misturar 1 dedo de pigmento na cumbuca.
Faz diferença! Ele vai neutralizar e corrigir manchas.

-Vermelho: Pra quem gosta de manter preto, pra banho de brilho em cabelos já vermelhos ou para neutralizar verde, que costuma acontecer em tons loiros e marrons, é o que causa as mechas. Não vá aplicar a tinta diretamente, é um dedo da medida que sai do tubo para uma cumbuca de tinta.

-Tinta cinza! Essa é a coisa linda da vida: um dedo de verde, azul e lilas na tinta loira.

E no geral, as possibilidades:

-Cabelo vermelho+tinta azul= roxo
-Cabelo laranja+tinta azul= desbotamento cinza
-Cabelo verde +laranja= ruivo/vermelho
-Cabelo amarelo+lilas= rosa
-Cabelo rosa+laranja= um intermediário.
-Cabelo verde+azul= Se forem tons claros, resulta numa especie de turquesa. Se forem cores escuras é possível que fique um azul quase preto.
-Cabelo roxo+azul= azul escuro

A dica: tenha sempre pelo menos as cores primarias, elas ajudam a corrigir manchas e dependendo da cor dos fios, se você quiser mudar, nem precisa descolorir ou sequer decapar, é só aplicar direto!

Eu tive sorte, mas se quisesse tudo azul por exemplo, era só aplicar direto. Inclusive do verde, ele iria cobrir lindamente e desbotado ainda ficaria cinza! \o
Foi o caso antes de retocar. Apliquei Eletric Blue e toda parte da frente, passei tinta super clareadora e meu cabelo ficou praticamente branco, tanto que pude passar amarelo! ^^
Ou seja: deixei de descolorir, neutralizei o que tava manchado. Só passei tinta pra ele desbotar.

Porque em boa parte das vezes não tem a menor necessidade de tirar a cor, é só aplicar outra que ela já resolve! ^^

2 comentários:

  1. eu gosto das suas ideias muito lokinha vc ta e do meu tipo em bjs

    ResponderExcluir
  2. Ooi , amei as dicas , ta tudo bem explicado ai , parabéns :*

    ResponderExcluir

E ai..?