quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alisamento x Relaxamento

Montei esse material para o curso, é um resumo de como os processos são feitos e os principais ativos.

-->
Quando se quer eliminar temporariamente os cachos dos cabelos, o alisamento é a melhor opção. O alisamento químico dura mais tempo e exige maiores cuidados. Os componentes químicos, formulados à base de hidróxido de sódio ou tioglicolato de amônia, precisam ser aplicados com muito cuidado para não danificar os fios, do contrario pode-se carretar em problemas de crescimento e quebra./. Nesse processo, é recomendável não escovar os cabelos durante pelo menos três dias. 

Se o que se quer é apenas diminuir o volume do seu cabelo, soltar um pouco os cachos e ganhar movimento deve-se optar pelo relaxamento. O processo é idêntico ao do alisamento químico e é feito com os mesmos produtos. A diferença é que o tempo de ação dos produtos nos cabelos é reduzido pela metade, o que torna o processo menos agressivo aos fios, além de resultar numa aparência mais natural. 

O relaxamento exige retoques a cada 45 ou 60 dias e deve ser feito apenas na raiz para não ressecar ainda mais os fios. Ele não é indicado para cabelos tingidos ou descoloridos. Embora os produtos utilizados no alisamento e no relaxamento sejam bem menos agressivos aos cabelos do que eram antigamente, redobre os cuidados na hora de escolher o profissional que irá aplicá-los e observe os seguintes cuidados.

Mesmo que não seja indicado, não quer dizer que seja proibido, afinal cada cabelo é um caso pela forma como é tratado diariamente e os produtos que são usados. A indicação é o teste da mecha, independente da quimica ser compatível ou do historico capilar.

Produtos usados:
-->
Atua quebrando as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma nova posição e modificando o formato dos cabelos.

- Hidróxido de Sódio: Age no fio do cabelo, transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantiolina. Essa classe de produtos, na maioria das vezes, não apresenta odor forte e não requer neutralização. O hidróxido de sódio é compatível com ele mesmo e com outros produtos à base de hidróxido de magnésio e cálcio. Como pertence à mesma família de hidróxidos, sua compatibilidade com outros tipos de hidróxidos deve ser feita mediante avaliação do estado dos fios. São produtos alcalinos, pH 13, e uma lixívia cáustica que pode danificar os cabelos, produzindo queimaduras no couro cabeludo e até mesmo cegueira, caso atinja os olhos. São restritos ao uso por profissionais; produz um alisamento químico permanente e de eficiência máxima.
 
-->
- Tioglicolato de Amônia: Apresentam um pH alcalino, que remove o sebo protetor, facilitando a sua penetração nos fios. Devem ser aplicados sobre os cabelos úmidos, permanecendo de 15 a 20 minutos. Esticam-se os fios com o pente, aplica-se um neutralizador para refazer as pontas em sua nova configuração. O Tioglicolato de Amônia apresenta um forte odor de amônia e também pode irritar a pele. Este produto produz um alisamento químico permanente e de eficiência moderada.

. Produtos formulados com Tioglicolato de Amônia são incompatíveis com Hidróxido de Sódio. 

-->
- Hidróxido de Guanidina: São conhecidos como produtos sem lixívia. Essa substância também possui um pH alcalino, sem odor, sendo mais eficiente que o Hidróxido de Sódio e menos agressivo à pele. Necessita de um neutralizador ácido. O Hidróxido de Guanidina é composta por 2 ingredientes: Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Guanidina - misturados na hora da aplicação.

-->
- Hidróxido de potássio: possui características que provocam maior irritação no couro cabeludo. Portanto, os produtos que contêm os mesmos, não devem entrar em contato com a pele. Sua ação é rápida e eficaz, mas poderá causar destruição da fibra capilar (a queda de cabelo instantânea), se deixado por período prolongado de exposição.

 
-->
- Hidróxido de Cálcio + Iminouréia: Não possui cheiro e nem necessita de neutralização. Deve-se utilizar uma mistura preparada na hora, de magnésio e cálcio + iminouréia. Utiliza-se xampu indicador de resíduo. Este princípio ativo limpa os fios e mostra, através de uma espuma colorida (geralmente rosa), se ainda há algum resíduo de química nos cabelos. É compatível com ele mesmo e com hidróxido de sódio. Também exige uma avaliação do estado dos fios no caso de troca de química.

Alisamentos nada mais são que uso de produtos para quebrar a estrutura quimica do fio permitindo que este seja modelado e se mantenha na forma desejada.
Qual o problema: os cuidados e a troca de ativos.

A pessoa tende a achar que uma transformação quimica resolveu o problema. E sim, de fato, facilita demais sua vida no geral, mas não te isenta dos cuidados básicos, especialmente porque cabelo cresce. 
A coisa mais comum é ver cabelos alisados com as pontas mastigadas ou a raiz colada na cabeça. A impressão que temos é que a pessoa tem medo de pentear, achando que vai sair o efeito.

Conselho de amiga: se as pontas estão detonadas, CORTE! Pelo simples fato de que é inútil mante-las la, elas não irão melhorar, são uma parte morta do cabelo.
Quanto a raiz colada, é coisa de cabelo sujo. Pode ate deixar secar assim, mas logo em seguida penteie pra trás, de preferencia com uma escova, para incentivar a circulação do sangue.

A troca de ativos causa processos judiciais. Infelizmente ainda há uma parcela que não tem o costume do teste da mecha e aplica todo o produto de uma vez.  É algo que não indico nem se for o mesmo produto, menos ainda outro fabricante.
Já presenciei raiz do cabelo pegar fogo por uma quimica anterior que era incompatível com a que a cliente queria. 
Logo, não troque de uma vez. Faça o teste da mecha e analise a compatibilidade. Estando tudo certo não aplique em tudo, apenas na parte que precisa ser retocada. Vá fazendo a mudança gradativamente.
Mesmo porque não ha a minima necessidade de ficar alisando o que ainda tem produto ativo.

Cuide-se! Não ha problema algum no alisamento desde que feito com alguém que realmente domine as técnicas e a maneira de aplicação.
Nunca, jamais, compre aqueles de loja especializada e faça em casa se você não for acostumado e não tiver segurança. 
d:-)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai..?