quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Manutençao de tratamentos

Se tem algo que sempre me perguntam (alem dos produtos que uso) é a questão dos cuidados com os fios.
Beleza, você fez um tratamento com um profissional, seu cabelo esta lindo mas...E o medo de lavar e sair tudo!?

Para hidratação: O cabelo DEVE ficar bonito pelo menos quatro lavagens. Assim, sem você precisar sequer passar creme, ele tem que ficar bom só lavando com shampoo. Não que eu incentive, pelo contrario: se você acabou de fazer hidratação mantenha o ativo com produtos mais fraquinhos. A questão é: o efeito NÃO deve sair na primeira lavagem e o motivo é simples: hidratação como já vimos repõe agua, deixa o cabelo macio, maleável, sem frizz (ou eletrizado) e sim, ele penetra na cutícula do fio.
É justamente por isso que o processo é tao chatinho e trabalhoso, ele exige que você aplique creme com a ponta dos dedos mecha por mecha, ate o produto esquentar e os fios ficarem com a superfície lisa.


Logo, não faz sentido sair na primeira lavagem, certo?! É o que chamamos de "creme maquiagem". Você já deve ter ouvido, é o creme que você aplica, faz todo um processo e seu cabelo ou só fica bom no dia que usou ou só secador salva.


Considerando que o processo foi bem sucedido, como manter!? Minha dica é: procure cremes com o mesmo ativo e aplique um condicionador, estes geralmente tem ph baixo e são ideias para serem usados apos hidratação e processos que contem ativos hidratantes e nutritivos. Não é a toa que a maioria das linhas para este fim incluem condicionador.

Para tinta: Por incrível que pareça, na grande, imensa maioria das vezes o pigmento desbota muito rápido porque o cabelo esta poroso e não há produto que de conta. Logo, não adianta investir numa tinta de 80 reais por 30g vermelho fogo ou roxo escuro se o cabelo não esta em condições. O pigmento não ira fixar e boce passara raiva.
A dica aqui é logo depois que aplicar a tinta deixa-la secar (no caso das vegetais), passar uma assoprada de secador, enxaguar e aplicar um condicionador ou creme com ph 3.5 para 4.0.
Como ja vimos o ph baixo é acido e fecha as cutículas do cabelo.
É claro, não devemos esquecer que os fios devem estar bem tratados. Na duvida aplique uma carga de queratina ANTES de passar a tintura, isso ira ajudar a segurar o pigmento.
Queratina serve especialmente para cabelos porosos ou elásticos. E sempre que for aplicar finalize com secador.

Lembrando que você não deve NUNCA, jamais exagerar. Queratina em excesso quebra os fios, eles ficam tao duros que não ha hidratante que resolva.

Para cauterização e reposição de massa: Se o processo foi feito direitinho ele PRECISA durar 15 dias pelo menos. Reposição de massa é o tipo da coisa que pra quem tem cabelo quimicamente tratado o ideal é repor a cada 20 dias.
Para cabelos virgens também é legal usar, dá uma melhorada boa. Algo fundamental a ser lembrado: não é porque os fios são virgens que são bem cuidados. Pelo contrario, pessoas que não fazem transformações não tem o habito de cuidar tanto, muitas pensam que simplesmente não precisa.
Pois bem, cabelos virgens ficam ressecados, caem, sofrem quebram e ficam opacos do mesmo jeito, seja pela ação do próprio clima, seja pelo uso de produtos inadequados.
Logo precisam de reposição de massa 1 vez por més.

Para manter nada melhor que ter seu kit em casa e incluindo um leave in! Eu sei, dá uma certa preguiça usar, mas faz bastante diferença. Apos aplicar o creme, deixar o tempo estipulado e enxaguar, deixe secar um pouco e nos fios úmidos aplique um pouco do leave in e seque com secador.
Quando for lavar da próxima vez, mesmo que seja outro produto, aplique novamente o leave in.

E o principal: se você puder ter em casa os produtos que seu cabelo gosta, é vantagem. Os próprios já fazem boa parte da manutenção e na duvida é só levar para um profissional (ou me pedir! haha) para aplicar que não tem erro! ^^ 

Não tenha medo de lavar os fios apos um tratamento, estes foram feitos pra durar e se o efeito sair na primeira lavagem é porque tem algo errado. A manutenção ajuda demais e ate adia a próxima data de aplicação, logo torne rotineiro. E se necessário substitua os produtos, não compensa ter algo que só funciona por um dia!d:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai..?