terça-feira, 13 de julho de 2010

Colorimetria; Cores base, nuance

Colorimetria!

Vamos ao básico?!

As cores base são aquelas que estamos vendo a olho nu, é basicamente a cor natural do seu cabelo.
A escala se divide em numeros, começando do 1.1 ate o 10. A importância de saber as cores base é que elas definem a numeração das tinturas do mercado.

















1.1 Preto azulado (pigmento grosso)
1.0 Preto
3. Castanho escuro
4. Castanho médio
5. Castanho claro
6. Louro escuro
7. Louro médio
8. Louro claro
9. Louro muito claro
10. Louro claríssimo (ou pra nós, branco)

É assim que se reconhece a cor principal de uma tintura. Você também deve ter visto que elas acompanham outros números, o seguinte é que chamamos de nuances.
Nuances em colorimetria isoladamente são os mix, é aquela pontinha de tinta que você usa pra neutralizar o amarelado, o vermelho, o verde ou no caso das loiras que querem usar cores escuras, o pigmento que fixa a cor nos fios.

1. Cinza azul
2. Irisado roxo
3. Dourado amarelo
4. Cobre alaranjado
5. Acaju roxo
6. Vermelho
7. Mate verde

Exemplo pratico: pra descolorir eu uso a tinta 11.21.
Ela é louro claríssimo porem tem uma pontinha de irisado e uma de cinza.
Ou seja: não apenas fico loira como essa pontinha de mix ajuda a neutralizar o possível amarelado/laranja dos meus fios, que são castanho médio e contem pigmentação vermelha naturalmente.

É por isso que os morenos quando descolorem tendem a ficar com o cabelo laranja! O que resolve não é descolorir loucamente ate detonar os fios (se restar algum) e sim ou decapar (que é retirar o pigmento) ou neutralizar com irisado/cinza, que são cores que matam o laranja;
Particularmente simpatizo mais com neutralizar, é um processo difícil, chato e que tem um grande índice de erros se não for feito com extrema precisão. Ou não adianta nada ou você acaba com cabelo roxo e manchado.

Dominar essa numeração é fundamental! Especialmente se seu cabelo estiver manchado, é essa nuance que ira salvar a cor. A parte curiosa é que boa parte das pessoas não se atenta a esse detalhe, por isso que muitas vezes a cor na pratica muda completamente. Já vi casos de cabelos que ficaram marrom, verde, bege, um laranja esquisito...
Na duvida peça a cartela de cores, tem desenhada a Estrela de Oswald. Por exemplo, se seu cabelo ja tiver nuance dourada e você gostar e não quiser mudar, mantenha a numeração 3.
Se você quiser neutralizar o amarelado, tente uma nuance 2.
Se quiser manter o vermelho ou deixar ainda mais brilhoso, teste o 6 que é o tom puro. Ou se for pra neutralizar o verde experimente o 5, que é acaju roxo.

A logica é simples: Se você gosta da nuance, mantenha. Compre uma tinta que tenha a mesma dos seus fios.
Se for pra neutralizar veja a cor oposta na Estrela e compre a indicativa.
Essa numeração SEMPRE estará no meio e vem o nome embaixo. Se você souber a cor e tiver uma noção de como isso funciona nem precisa dominar as numerações, é só ler o nome.

Uma dica que gosto de mencionar: cores fantasia também se aplicam para nuance. Por exemplo, se você loira acha que seu cabelo esta meio amarelado, é só dissolver um pouco de tinta fantasia roxa no creme e fazer uma hidratação.

Ou ainda na descoloração, sempre indico que se coloque 1 gota de pigmento lilas/azul, ele ajuda bastante a matar o alaranjado que costuma ficar.

Bem, o básico é isso! Se alguma coisa não ficou clara ou tiver alguma duvida maior, é só dar um toque ai...^^

16 comentários:

  1. meus cabelos são pretos fiz luzes vermelhas..mas com o tempo me esgotei e quis apagá-las.Então apliquei o 5.0 apagou só um puco ,pois ainda vejo a nuance avermelhada sendo q eu quero q fique no tom de marrom....olhando a estrela vejo q errei..eu teria q aplicar o 5.7 ok? mas agora q ja apliquei o 5.0,tenho como consertar esta nuance avermelhada? Oq devo fazer,comprar uma 5.7 ou misturar uma pontinha de mate na coloração q me sobrou do 5.0? e qual seria a numeração do mate para eu fazer a mistura,pois o sete seria o louro médio ñ é? me ajudem por favor! bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Love a nuance 0.7 tem o fundo vermelho, vc precisa neutralizar o vermelho. E o que neutraliza o vermelho é o verde que é o 0.2(mate)

      Vc pode colocar um ponto do nuance 0.2 na 5.7 pra neutralizar o vermelho do (0.7)Espero que tenha ajudado.

      beeijoos

      Excluir
  2. Oi!
    Particularmente te indicaria a aplicar a 5.7 de vez! d:-)

    Ele deve dar conta...Caso voce ainda ache que ficou vermelho me avisa que te dou mais opçoes e a gente vai resolvendo aos poucos!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Meu cabelo é preto e fiz luzes, descoloridas e matizadas com o 7.13

    Bom, achei meio clarão...as vezes parece que tende pro laranja, queria algo mais marron dourado, posso usar a 7.71 para re-tonalizar?

    ResponderExcluir
  4. ola ,boa noite..
    olha tinha cabelos longos e preto azulado ,e fiz duas descoloracoes e menos de 15 dias e meu cabelo emborachou , depois de varios tratamentos ele ta voltando ao normal pena que esta bastante curto.bom tonalizei com castanho claro , e agora estou querendo fazer umas mechas nele pois tenho pretencao em deixalo todo claro futuramente , tenho .minha pergunta e a seguinte :estou com o cabelo descolorido e tonalizado com o 5.0 e quero fazer mechas apos fazer as mechas que dica de tonalizacao (cor)vc daria pra que eu chegasse a umas mechas de cores meio champnhe.devo misturar o 12.+7.01 vc acha que daria certo.

    ResponderExcluir
  5. ola boa tarde fiz aos 3 dias luzes no meu cabelo q esta com nuance 1.0 preto,mas como foi muitas as mechas q foram feitas ficou da cor cobre meio q alaranjado eu queria as luzes loiras mas nao deu certo bom eu queria saber qual nuance da estrela de oswald daria certo pra quebrar o alaranjado e colocar inves de loiro e vermelho colocar um tom só de castanho calaro 5.0 bjos obg

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Desculpe o atraso, espero que ainda de tempo! ^^
    Pra quebrar o laranja voce poderia testar uma base azul, por exemplo 5.1.

    Mas pelo seu post, ele ficou beirando o ruivo...Ai eu te aconselharia a acrescentar um pouco de mix na misturinha da 5.1 (1 dedo de pigmento azul) e fazer o teste da mecha pra ver se resolve.

    Se MESMO assim nao resolver, a ultima opçao que te dou é neutralizar o laranja com shampoo e mix azul na lavagem, já que o restante esta preto nao fara diferença! d:-)

    O mais provavel é que caia pra um tom de loiro entre 7 e 8, como vai ficar mais claro do que o objetivo é só aplicar a tinta 5.0.
    ^^

    Lembre-se de sempre fazer o teste da mecha! d:-)

    ResponderExcluir
  7. eu pintei meu cabelo de preto e dps passei dekapcolor
    agora meu cabelo esta cobre..e eu qria pintar de castanho médio e depois fazer luzes
    mas todos falam que as luzes vao abrir cobre de novo
    como posso quebrar o cobre???

    ResponderExcluir
  8. Olá...Recentemente refiz minhas luzes (já estava com 3 dedos de raízes) era só pra puxar as luzes (loiro bem claro), porém o cabelereiro inventou de "apagar" a minha raiz e tonalizou a mesma e eu gosto da minha raiz, que é loiro escuro, na cor dela mesmo...nada de ficar com cara de raiz tingida...porém é exatamwnte assim que está agora...com cara de cabelo tingindo e num tom puxando pra um dourado que eu detesto....ou seja...três dedos de cor loiro dourado, tipo um 9.3 e o resto do cabelo com luzes clarinhas puxando pro cinza....(nem parece que refiz minhas luzes!) voltei no cabelereiro, ele ia fazer luzes invertidas, mas não senti mais fé nele e resolvi tentar resolver sozinha....se vc puder me dar uma dica pra eu reverter esse tom sem "perder" as luzes do resto do cabelo, eu agradeço imensamente!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi gostaria da sua ajuda meu cabelo estava amarelo, e pintei de vermelho, so que alvumas par tee ficou laranjado, e rosa. Gostaria do meu cabelo vermelho escuro, que cor eu passo para tirar o laranja e o rosa do meu cabelo e deuxa vermelho escuro.agradeco.

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou com vontade de dar luzes, só que ainda tenho resido de tinta preta no cabelo, sendo que meu cabelo é da cor castanho médio. Meu desejo é abrir pouco, não desejo ficar loira, queria luzes próximo do loiro médio no máximo. O que devo fazer. Cansei de ser morena

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou com vontade de dar luzes, só que ainda tenho resido de tinta preta no cabelo, sendo que meu cabelo é da cor castanho médio. Meu desejo é abrir pouco, não desejo ficar loira, queria luzes próximo do loiro médio no máximo. O que devo fazer. Cansei de ser morena

    ResponderExcluir
  12. olá minha amiga.....adorei o seu tom de vermelho, eu amo esta cor!!!...perdi as contas de quantos tons de vermelho eu tenho no meu cabelo...ultimamente eu passo o 6.66 da maxton (01) bisnaga com metade do tom rosso da alfaparf com ox de 30 volumes, na hora fica show de bola , porem, aos poucos a cor vai ficando marrom,o que eu posso fazer para o tom de vermelho ficar mais "vibrante"??...tenho muito cabelo branco na parte da frente, em 3 em 3 meses eu faço relaxamento e progressiva para os fios ficarem mais lisos, tenho cabelo curtinho tipo chanel...o que faço minha amiga pra ficar com um tom mais vermelho??...já usei da marca vitabele e não gostei tbm...me responda quando puder...obrigada...rosania

    ResponderExcluir
  13. Olá, Boa noite!
    Meu cabelo ta loiro claríssimo na raiz e com umas partes mais claras que a outra, e loiro 7,8 nas pontas, porque era preto azulado(pintado) e eu to tentando tirar. Queria uniformizar a cor na cor dele natural 6.0 (loiro escuro) sem ficar com partes mais claras que as outras, ficar tudo de uma cor só aproximado do loiro escuro. Quais tintas eu misturo?
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  14. Olá, Boa noite!
    Meu cabelo ta loiro claríssimo na raiz e com umas partes mais claras que a outra, e loiro 7,8 nas pontas, porque era preto azulado(pintado) e eu to tentando tirar. Queria uniformizar a cor na cor dele natural 6.0 (loiro escuro) sem ficar com partes mais claras que as outras, ficar tudo de uma cor só aproximado do loiro escuro. Quais tintas eu misturo?
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  15. Bom meu cabelo é castanho escuro mas já usei loiro. Vermelho da muito tempo ultilizo o preto,e agora estou tentando usar preto azulado mas com a pigmentação azul ,ai ontem comprei a tinta AcquaFlora 1.1 e não vi muita diferença ficou preto mas nada de azul vou ver na próxima vez q eu for retocar o cabelo vamos ver se da diferença se não ajudar vou ver se compro um tonalizante azul para misturar nela

    ResponderExcluir

E ai..?