sexta-feira, 16 de abril de 2010

Resenha: Tinturas fantasia importadas!

Muitos me perguntam diariamente qual é a melhor tinta fantasia.

Entenda meu ponto de vista: se há uma marca melhor, o que motivaria alguém a usar as outras que na teoria são piores?

Pensando nisso farei um breve resumo de cada marca que já usei, explicando as principais características de cada e mencionando a composição.

Lembrando que de nada adianta investir em uma tinta e seus fios não estarem plenamente saudáveis.

♠. Directions: É um caso interessante. No Brasil pouco se sabe sobre ela: tem os nomes similares ao da Punky Colour, é uma tinta com pigmento Ingles, se diz semi-permanente, contem 88ml e tem umas cores estranhamente legais!

























Tive a oportunidade de testar: Cerise, Flamingo Pink, Carnation Pink, Spring Green, Turquoise, Lagoon Blue, Coral Red, Neon Blue, Apple Green, Tonner Silver e White.

Sem querer desanimar e considerando que meu cabelo é muito bem cuidado (mesmo porque do contrario eu fico sem!), as UNICAS cores que realmente aguentaram 6 lavagens foram: Cerise, Flamingo Pink, Turquoise, Apple Green e Coral Red.
As outras ou saíram com agua ou ja tinham sumido na 2 lavagem. Mesmo a Neon Blue, que é tao escura, ficou um azul bem clarinho...
O Tonner não faz efeito algum. Nenhum dos dois! d:-/

Conclusão: ela é baratinha (na media de 30.00 ja com frete) para uma tinta importada com cotação em Libras (!!!) e eu aconselho que uma vez na vida você teste alguma cor.
Mas não dependa nela, mesmo porque: jamais nesta vida que fica tao neon.
E outra: rendimento péssimo, especialmente as mais claras. Eu só tenho usado em mechas e já tem mais de 1 dedo gasto.

Sim, ela é boa pra quem quer uma cor que dure bem de 4 a 6 lavagens e depois pensa em mudar, mas manter não dá.

♠. Manic Panic: Pouco usada aqui no Brasil, porem bem conhecida e devidamente testada. Ela é importada dos U.S, se diz semi-permanente, vem com 118ml e tem textura liquida. É um pouco difícil de aplicar, fica escorrendo...
É uma das pioneiras (nasceu em 1977!), foi usada por varias celebridades, dentre elas o destaque Cindy Lauper e se destaca por ter uma gama de cores que dura ate 30% a mais, nomeada Amplified.



















*Algumas brilham na luz negra!

Tive a oportuniade de usar: Ultra Violet, Ebony, Purple Haze, Infra Red, Flaming, Enchanted Forest, Tiger Lily, Cobra, Black and Blue e Pretty Flamingo.

O destaque dessa lista são: Ebony, uma tinta preta que sai com as lavagens (porem não cobre tintas completamente, deixando reflexo), Black and Blue que seria o preto azulado e na pratica é uma cor incrivel por ter dois tons e durar muito tempo, Cobra que seria a versão castanho escuro das tintas fantasia, o Infra Red que é o vermelho mais bonito que já usei na vida: quase puro, neon, vibrante e o Purple Haze que é um roxo puro, quase um tom ideal e dura uns 20 dias.

O problema são as outras! A Enchanted fica bem estranha, feia e falsa (ao menos EU não indico que se use no cabelo todo) e não sai. Alguns só se livraram dessa cor raspado os cabelos.
A Tiger lily é um laranja/ruivo um tanto quanto discreto demais. A vantagem é que sai com facilidade caso você não goste.
A Pretty Flamingo é clara DEMAIS e por já ser liquida é o uó de aplicar. Só fixa o pigmento na 3 aplicação.
E a Ultra Violet é talvez o roxo mais bonito ever, porem mesmo a versão Amplified não dura mais que 6 lavagens.

Conclusao: Indico que se teste apenas algumas cores, que sao de fato exclusivas. Por exemplo: Black and Blue, Infra Red, Purple haze, Enchanted e Cotton Candy Pink.
De preferencia na versa Amplified, que é um pouco mais grossa, similar a uma pasta.
O valor esta tendo variação, pois depende diretamente da cotação do dolar. Interessando é só entrar em contato que a gente vê tudo direitinho! d:-)
O rendimento é bem melhor que a Directions, 1/3 do tubo, apesar de liquido, tinge um cabelo curto se souber aplicar. Uma vantagem: a maioria das cores sai completamente quando desbotadas.

E curioridades a parte: A marca teve uma parceria com os criados a Emily Strange.
Sao cores exclusivas!
Não tive a oportunidade de adquirir ainda, logo não posso opinar. Posso adiantar que são Amplified e BEM mais caras: cada uma sai por 21.00!!


♠. Special Effects: A queridinha geral! Tinta importada dos U.S, contem 118ml, se diz semi-permanente, tem textura em creme e o destaque principal: cores neon!




















*Brilham na luz negra: Atomic Pink , Nuclear Red ,Cherry Bomb, Hi-Octane Orange, Joyride, Cupcake Pink , Bright as F#@$ Yellow, Napalm Orange

Tive a oportunidade de usar todas. Alias, foi a 1 marca que conheci das importadas.

Como toda empresa, ha cores que são realmente incríveis e ha aquelas que decepcionam. Muito.
As que merecem todos os elogios:

-Atomic Pink: Dura. Muito. É a tinta rosa fantasia com melhor duração do mercado, sem nenhuma duvida.
Fantástica pra quem quer manter por meses, péssima pra quem gosta de mudar. Não sai.
-Nuclear red: O vermelho mais neon e intenso do mundo. Parece um elemento nuclear MESMO.
E dura demais, 1 mes e meio com 3 lavagens semanais. Desbota pra laranja.
-Blue Velvet: Azul caneta bic, alem de brilhar ele é discreto quando precisa. usado também para neutralizar amarelado.
Dura cerca de 2 meses e vai ficando cada vez mais roxo...Ou azul. depende do tom da base.
-Cherry Bomb; Cor cereja, dura tanto quanto o Blue velvet. Vai ficando cada vez mais rosa e é uma cor bem difícil de tirar. Ate sai, mas fica manchado.
-Wildflower: Roxo lindo da vida, com base azulada. Exige cabelo branco ou platinado. Infelizmente tem a duração bem marromenos no geral: de 4 a 6 lavagens. É uma cor muito clara e pastel.

As que merecem ser esquecidas:

-Purple Smoke: Pessima. Um lilas/roxo/não-sei-o-que-diabos-a-S.E-fumou-quando-criou-isso. Exige base branca e fica uma cor estranha. Feia. Opaca, pastel, com cara de desbotada. E vencida.
-Joyride: Admiro quem conseguiu manter, comigo ela sai com agua. Exige base branca e é um rosa/lilas meio sem graça, cor suja. Pastel, opaco.
-Limelight: O verde limao mais fail que ja usei. A cor é linda, mas não dura 2 lavagens. O pigmento deve fixar apos a 2 ou 3 aplicação seguida, mas não sou tao persistente.
-Eletric Blue: O azul escuro com menor duração do universo. Com 4 lavagens ja esta tudo cinza. A cor é linda, é um azul puro médio neon brilhante, porem...Não aguenta muito.
É usado como neutralizante!
-Fishbowl: É uma cor difícil, ela depende diretamente da base. Ou fica azul claro tipo turquesa ou verde. Como saber? testando...
É uma das que mais gera decepções! A duração tambem é péssima: com 4 lavagens ja saiu tudo.

As outras seguem aquela regra básica: Cores claras demais duram de 4 a 6 lavagens. Cores escuras duram de 8 a 14 lavagens, considerando um cabelo bem cuidado.

O preço é o mesmo caso da Manic Panic: Depende diretamente do dolar.
Consulte os valores do dia! d;-)


♠.  Punky Colour: Uma das mais conhecidas, porem pouco procurada! Tinta importada dos U.S, contem 100ml, se diz semi-permanente, tem textura um pouco mais densa que a Specil Effects e sua gama explora os tons avermelhados com base rosa e laranja. São 10 tonalidades diferentes!















Tenho experiencia com as cores: Flame, Mandarin, Turquoise, Spring Green, Midnight blue, Fire, Infra Red.

De fato, os destaques sao os tons de vermelho: tem desde o Infra Red que fica um ruivo alaranjado quase natural lindo (que em tintas profissionais é super dificil de se conseguir) ate o Mandarin, que é neon e um elemento radioativo.
A duraçao é otima no geral: 10 a 12 lavagens sem parecer desbotado.
O Spring Green é similar ao Limelight e dura bem mais. Recomendo pra quem procura um verde limao de "longa duração".
E o Turquoise é o tom de azul mas comentado das marcas de cores fantasia: depois da Raw é o que mais dura. Assim como o Spring aguenta ate 8 lavagens sem desbotar tanto.
Em alguns cabelos ele chega a durar ate 1 més.

É uma gama que recomendo para quem curte cores mais sóbrias e fortes. Com poucas exceções, o tons em geral são um pouco mais fechados, ideais pra quem esta começando a usar tintas e não sabe ao certo o que prefere. Quer chamar atenção, porem com descriçao.
Ela rende demais apesar da pouca quantidade e textura ótima pra se trabalhar. Ao meu ver é uma das que tem a melhor cobertura.

Por ser importada os valores também precisam ser consultados! d:-)


♠.  Raw: Tinta exclusiva da Hot Topic. Relativamente conhecida, embalagem identica a da Special Effects, tem textura mais densa que a Punky Color. A impressão que se tem é que ela vai endurecer a qualquer momento.
E a ÚNICA tinta fantasia do mercado com o título de DEMI-permamente!
Ou seja: sim, ela foi feita pra durar! E dependendo da cor, cumpre o que promete.













Tenho experiencia com todas as cores por um motivo simples: é a minha marca preferida.
Dentre elas: Neon Orange, Candy Pink, Deep Purple, True Blue, Purple Punch, Twisted teal, Fuschia fatale, Vicious Violet...
É dificil nomear as cores porque a gama é sazonal. Não ha pigmentos fixos!
O que consequentemente: não ha uma tabela de cores.

Logo, se você achar pra vender, compre!
As cores que realmente duram: True Blue, Deep Purple, Neon Orange, Fuschia Fatale e Twisted Teal.
Atravessam meses sem desbotar.

E as que duram como as outras marcas: Candy Pink, Purpe Punk, Vicious Violet e Neon Orange.

Em todo caso, compensa o investimento! São cores exclusivas e únicas!
De vez em quando consigo alguma cor de lote, é só ficar atento caso haja interesse! ^^


♠.  Color Fiend: Pouquissimo conhecida e também exclusiva da Hottopic! Contem 125 ml e curiosamente vem em duas versões: baseada em agua que se diz temporária (5 a 10 lavagens) e baseada em alcool que se diz semi-permanente (4 a 6 semanas).



















Tive a oportunidade de experimentar tanto a versão baseada em alcool quanto a em agua.
E por mais que pareça difícil de acreditar, vi pouquíssima diferença na pratica.
A baseada em agua de fato dura pouco mesmo: as tais 5 lavagens que a embalagem promete, que seria cerca de 15 dias.
E em alcool dura um pouco mais, acredito que aguente uns 20 dias a 1 mes. Porem duvido que alguma cor aguente as 6 semanas.

Quanto as cores, as baseadas em alcool são mais neon, como o Nucler Pink e o Green (que é o verde limao mais claro que ja vi). Já as em água são mais sóbrias, como os tons de vermelho.

Pra quem quiser testar tenho o Green Grind disponivel, ele é baseado em agua!
A marca, similar a Manic Panic, tambem sai completamente com as lavagens.
Basicamente é uma especie de tonalizante! d:-)

...

E como prometido a composição de cada tinta! Pode não fazer sentido agora, mas voce ira reparar que varias substancias são comuns, que são a base de uma tinta fantasia vegetais!



-Directions:  

                           Aqua, Cetearyl Alcohol, Distearoylethyl Hydroxyethylmonium 
                           Methosulfate ( and)Cetearyl Alcohol, Ceteareth –20, Butylene Glycol, 
                          Glyceryl Stearate, Citric Acid, Methylparaben. 

-Manic Panic versao em creme:  

                         Aqua, Cera Alba, Cetearyl Alcohol and Ceteareth-20, Humulus Lupulus, 
                         Achillea Millefolium, Anthemis Nobilis, Acetic Acid, Methylparaben. 

-Manic Panic versao Amplified:

                         Aqua, Synthetic Beeswax (Synthetic Cera Alba), Cetearyl Alcohol, Ceteareth 20, 
                         Humulus Lupulus Extract, Anthemis Nobilis Extract, Acetic Acid, 
                         Methylparaben, Propylene Glycol.

-Special Effects:
                        H20 to 100, Cetearyl Alcohol, Ceteareth-20, Benzyl Alcohol, Propylene Glycol,
                       Cetyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Citric Acid, Mixes of dyes, Diazolidinly Urea,
                       Methylparaben, Propylparaben
NOTE: Urea used is synthetic
Special Effects Hair Dyes are fully Vegan Friendly / Semi-Permanent Hair Dyes

Da Punky Colour, Raw e Color Fiend nao encontrei online. Assim que tiver um tempinho copio do rotulo! ^^

É isso! Resenha básica das tintas vegetais importadas, com as tonalidades principais, tempo de duração e informaçoes sobre a embalagem.
Lembrando que todas são vegans!

Visite também:

Em caso de duvida é só entrar em contato!

4 comentários:

  1. onde vc compra tinta colorida , tem algum site confiavel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!
      As importadas geralmente no ebay ou nas lojas fisicas quando viajo...Dai ja garanto um pequeno estoque que costuma durar em torno de 1 a 2 anos (como uso muitas cores em pouca quantidade tende a render mais).

      Excluir
  2. NECESSITO da RAW, usei uma vez, mas to muito viciada nela e quero mais. Onde vc compra ? Além do e-bay que ficou em mais de 100 reais cada pote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Já tem tanto tempo, mas em todo caso: a Raw geralmente compro quando viajo. Atualmente tenho duas cores disponiveis caso haja interesse, que é o Marigold (laranja) e o Eletric Purple.
      Caso queira outras irei abrir pra encomendas daqui uns 2 meses e publicarei as disponiveis na época, é só entrar em contato! d:-)

      Excluir

E ai..?